skip to Main Content

Os golpistas, por telefone, se apresentam como servidores públicos e, por meio de ameaças, solicitam depósitos bancários

A Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Espírito Santo está fazendo um alerta a todas as serventias extrajudiciais sobre um golpe recentemente identificado. Criminosos entram em contato telefônico, se apresentando como servidores públicos e, por meio de ameaças, solicitam depósitos bancários. Utilizando o nome e a credibilidade do órgão, os golpistas vêm prejudicando o bom funcionamento das atividades cartorárias.

Para evitar cair no golpe, a Corregedoria recomenda que todos os cartórios adotem as seguintes medidas de segurança:

• Verificar a identidade: sempre questione o nome completo do servidor que está entrando em contato, seu número de matrícula e o número de telefone do qual está ligando.

• Confirmar informações: não forneça informações sensíveis sem confirmar a identidade do solicitante. Caso haja dúvidas, entre em contato direto com a Corregedoria-Geral da Justiça por meio dos canais oficiais para verificar a veracidade do pedido.

• Desconfiar de solicitações urgentes: esteja atento a pedidos urgentes que fogem ao protocolo usual de comunicação oficial.

• Comunicar internamente: compartilhe esta nota com todos os colaboradores da serventia para garantir que estejam cientes do problema e das medidas preventivas.

“A Corregedoria-Geral da Justiça reforça o compromisso com a transparência, ética e segurança. Caso exista alguma dúvida ou suspeita de atividades fraudulentas utilizando o nome do órgão correicional, é essencial entrar em contato. Contamos com a colaboração de todos para combater essa prática criminosa e assegurar a integridade de nossas atividades”, reforçou o corregedor geral da Justiça, desembargador Willian Silva.

Fonte: TJES

Back To Top